Notícias

MEI TEM QUE DECLARAR IMPOSTO DE RENDA?

11 de janeiro de 2018
Seja Kino

Design%20sem%20nome.png

Temos aqui, 2 pontos que geram muitas dúvidas entre os MEIs, pois quando falamos de Imposto de Renda, falamos de uma declaração de Imposto de Renda para a Empresa e outra para o titular do MEI, ou seja, a pessoa física.

Em ambos os casos, Sim, o microempreendedor individual tem que apresentar sua declaração

Como o MEI é isento de pagar IR, muitos profissionais acreditam que não precisam declarar à Receita Federal.

Mas é preciso fazer a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), referente ao exercício do ano anterior até o dia 31 de março, por meio do Portal do Simples Nacional. Declaração esta que será feita com os dados da Pessoa Jurídica MEI.

Desta forma, até o dia 31 de março de 2018, o microempreendedor individual terá que declarar sua renda de 2017.

Sob o aspecto da pessoa física, o titular do MEI, também tem que declarar imposto de renda, pois segundo a legislação do IR Pessoa Física, quando um contribuinte tem uma empresa em seu nome, da qual obtém rendimentos, ele está obrigado a declarar.

Aqui entra a grande vantagem de ter um contador, pois parte da renda do microempreendedor individual que vai para a Pessoa Física Titular, é lançada como Rendimentos Isentos e outra parte como Rendimentos Tributáveis, e quando o microempreendedor individual tem uma escrituração contábil, a parte ISENTA tem um aumento considerável.

Comente essa publicação

WhatsApp de JR Assessoria Contábil
FALE AGORA CONOSCO